quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Texto colaborativo, utilizando o Google Drive

Análise do Blog “Minha Caixa Mágica”


O Blog da educadora Ana Paula Costa Souza está se tornando uma referência nacional em tecnologia nas escolas. O blog oferece inúmeras sugestões e indicações de outros blogs ou portais com ideias para inserir a tecnologia no planejamento didático. (Firléia)
O Blog ‘Minha caixa mágica’ é muito interessante. Nele, os educadores tem a oportunidade de conhecer e partilhar experiências e saberes. Os profes participantes estão bem entrosados com as Tics e sentem-se bem a vontade ao utilizá-las. O Blog também faz várias reflexões sobre o papel do professor, nos dias atuais, frente aos desafios da geração atual (Claudete Z), mostrando que nos blogs, assim como tablets, lousas digitais ou outras ferramentas, o fundamental é promover a interação entre os alunos, e entre professor e alunos.
Em “Minha Caixa Mágica”, encontramos muitas sugestões de atividades, organizadas para cada ano letivo do Ensino Fundamental, desde as séries iniciais até as séries finais.
Encontrei, por exemplo, atividades para as aulas de história, muito interessantes, através dos links apresentados.
Este blog traz atividades bem interessantes. Encontrei um joguinho para o 5º Ano sobre Mata Atlântica, no site www.tomdamata.org.br. Também há sugestões de sites sobre plantas medicinais no tratamento das doenças respiratórias. Vale a pena conferir.
O blog é atualizado e traz diversas informações que nos permitem ampliar nossos saberes com outros colegas educadores.As atividades postadas são sugestões criativas que nos instigam a inserir a tecnologia ao planejamento pedagógico da nossa escola.(Cirlei)
             É mesmo, Cirlei, e ele sempre apresenta novidades. Ele é bem atualizado e simples ao mesmo tempo. A gente acessa o mesmo e acaba lendo tudo o que está disponível. Certamente, vou acessá-lo com frequência. Valeu!
É mais um exemplo de como podemos sim nos organizar e utilizar as TICs em nossas aulas.


Um comentário:

Marli Fiorentin disse...

Claudete!
Estamos no final do curso. Agradeço pela sua participação. Foram mostradas possibilidades de uso das tecnologias para a aprendizagem, mas agora cabe a você aprofundar e explorar na prática as ferramentas vistas no curso. Dúvidas sempre existirão, mas elas serão resolvidas experimentando, trocando ideias com colegas , com alunos. Conte comigo sempre que precisar. O blog do curso por enquanto continuará no ar se precisar consultar os materiais. Espero que o curso possa ter contribuído para uma consciência da necessidade e uso adequado das tecnologias para ensinar e aprender e para a tua motivação na busca de mais conhecimentos para integrar à prática pedagógica. Um grande abraço!